Compartilhar share

3º Seminário Regional sobre o Serviço de Família Acolhedora

Atualizado em 12/07/2022 às 15:20

DATA: 21 de setembro de 2022.

HORÁRIO: 7h30 às 17h.

LOCAL: Centro Cultural Ivanir Alberto Scoz (Rua Quatorze de Maio, 477, Centro), em Rodeio/SC

 

OBJETIVOS: informar e sensiblizar os profissionais do SGD; garantir a prioridade absoluta de crianças e adolescentes na rede de atendimento; apresentar os benefícios do acompanhamento familiar na primeira infância; promover debates sobre os desafios, avanços e experiências de serviços de família acolhedora.

PÚBLICO-ALVO: magistrados, promotores de justiça, gestores municipais, defensores públicos, profissionais da política de assistência social, política de saúde e educação dos municípios, conselheiros tutelares, rede SGD, famílias acolhedoras e comunidade interessada.

 

PROGRAMAÇÃO

7:30 – Credenciamento

8:00 – Abertura

8:30 – Palestra: O princípio da prioridade absoluta

Palestrante: Carlos Nicodemos - advogado especialista em Direitos da Criança e do Adolescente há mais de 30 anos, advogado da Organização de Direitos Humanos Humanos Projeto Legal e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), membro da comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), ex presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda) e ex presidente do Conselho Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedca).

9:45 – Intervalo

10:00 – Palestra: Prioridade absoluta nos mil dias

Palestrante: Nelson Arns Neumann - doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, mestre em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas e graduado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como médico, missionário leigo na Diocese de Bacabal - Maranhão. É coordenador nacional Adjunto da Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional de Bispos do Brasil) e desde 2015 é também o coordenador internacional da Pastoral da Criança. Tem experiência na área de saúde coletiva com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos temas atenção primária à saúde, criança, prevenção, intervenção. 

11:00 – Debate

Mediadora: Maristela Cizeski

12:00 – Intervalo

13:30 – Apresentação Cultural

13:45 – Palestra: Avanços e Desafios

Palestrante: Carlos Nicodemos - advogado especialista em Direitos da Criança e do Adolescente há mais de 30 anos, advogado da Organização de Direitos Humanos Humanos Projeto Legal e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), membro da comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), presidente da Comissão de Direito Internacional da Ordem dos advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), ex presidente do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (Conanda) e ex presidente do Conselho Estadual da Defesa da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro (Cedca).

15:30 – Apresentação das experiências dos serviços dos municípios de Blumenau, Brusque, Pomerode e Serviço Regionalizado dos municípios Apiúna Ascurra e Rodeio

Mediação: Janice Merigo e Nayara Brito

17 – Encerramento

 

INSCRIÇÕES: gratuitas, obrigatórias e limitadas. 

INSCREVA-SE AQUI!

 

CERTIFICADO será enviado para o e-mail cadastrado no formulário de inscrição em até 10 dias úteis após a realização do seminário. 

 

PROMOÇÃO:

Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve)

Serviço Regionalizado de Acolhimento Familiar da Comarca de Apiúna, Ascurra e Rodeio

Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da Amve

APOIO

Poder Judiciário

Ministério Público de Santa Catarina

Prefeituras de Apiúna, Ascurra e Rodeio

Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Apiúna, Ascurra e Rodeio

Pastoral da Criança

Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (Fecam)

Grupo de Trabalho de Acolhimento Familiar

Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente



publish