Atuação

Publicado em 31/08/2015 às 14:14 - Atualizado em 18/08/2016 às 11:50

A AMMVI atua em prol dos 14 municípios associados junto às esferas de governo, defende a autonomia municipal e fomenta o desenvolvimento regional. Como entidade de convergência dos interesses dos municípios associados, a AMMVI propicia o aperfeiçoamento da administração pública por meio da realização de capacitações, mobilizações, colegiados e assessorias técnicas.

Com um corpo técnico especializado, a Associação municia os gestores municipais, funcionários e servidores públicos com informações relevantes para a execução do trabalho diário, através de suas assessorias. Buscando a integração de ações e a socialização de experiências e problemáticas, a AMMVI constituiu colegiados setoriais, os quais são formados por agentes públicos municipais que deliberam ações a serem encaminhadas e representadas pela entidade.

As ações da AMMVI são decididas na Assembleia Geral Ordinária, que é o órgão soberano com função nominativa e deliberativa. A composição pluripartidária da entidade garante o equilíbrio das forças políticas regionais, que atuam em conjunto para preservar os interesses dos municípios junto às esferas de governo e órgãos de fiscalização e controle.

Os colegiados também são parte importante da engrenagem que move a AMMVI. Neles são debatidos e dispostos tópicos mais específicos de cada área, permitindo uma melhor avaliação antes de ser enviado à Assembleia Geral.

A Associação tem parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi) e o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), que priorizam ações voltadas à saúde, recursos naturais, saneamento básico, turismo, infraestrutura e desenvolvimento regional. Além destes, desenvolve importantes parcerias com a Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir).

Organizada em setores de apoio administrativo e técnico, a AMMVI presta serviços aos seus associados, tais como:

- representação dos municípios frente aos órgãos de competência regional, estadual e nacional;

- intermediação do contato entre as administrações municipais e as entidades congêneres em âmbito regional, estadual e nacional;

- orientação e sugestão de questões específicas por meio de suas assessorias;

- promoção de ações de fomento a concretização dos interesses dos municípios;

- assessoria e respaldo técnico a todos os departamentos e secretarias das administrações municipais;

- orientação jurídica e legal em questões relacionadas às administrações municipais e aos seus gestores;

- acompanhamento e realização de defesas de diligência junto aos órgãos competentes;

- acompanhamento e orientação aos municípios referente o movimento econômico e informações socioeconômicas;

- assessoria na elaboração, execução e acompanhamento de projetos de urbanização e engenharia, levantamento e inspeções de campo;

- aperfeiçoamento dos servidores públicos através de capacitações e colegiados setoriais.