Compartilhe

AMMVI reúne prefeitos em assembleia

Publicado em 14/09/2018 às 09:47 - Atualizado em 14/09/2018 às 09:50

Na tarde desta quinta-feira (13), a AMMVI realizou a sétima assembleia geral ordinária do ano. Reunidos na sede da entidade, os prefeitos dialogaram sobre atenção básica na saúde, arrecadação municipal, turismo e tecnologia da informação.

Na ocasião, foram realizadas também as assembleias da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi). Nesta, a técnica da Saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Carla Estefanía Albert, falou sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), que estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme a técnica, a PNAB traz nova configuração organizativa e funcional, tais como critérios quantitativos de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) relacionados à dispersão territorial, risco e vulnerabilidade. “É necessário fixar parâmetros de acesso à atenção básica, para que a população compreenda como ter acesso às consultas, serviços de enfermagem, saúde bucal e demais itens”, explicou Carla.

Durante a assembleia, os prefeitos abordaram também alternativas de ampliar a arrecadação municipal, cujo trabalho vem sendo desenvolvido pelo Colegiado de Tributação da AMMVI. Aos prefeitos foi apresentada ainda a Instância de Governança Regional do Turismo Vale Europeu, que reúne 19 municípios em prol do desenvolvimento turístico.

“Nas assembleias, os prefeitos discutem soluções para promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios, como também alternativas para aprimorar os serviços prestados aos cidadãos”, observou o presidente da AMMVI e prefeito de Benedito Novo, Jean Michel Grundmann.  

Michele Prada, Ascom AMMVI


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200