Compartilhe
Blumenau

Prefeito sanciona lei das relações internacionais

Publicado em 21/09/2018 às 16:51 - Atualizado em 21/09/2018 às 16:51


Créditos: Sérgio Antonello / FCB Baixar Imagem

O prefeito Mário Hildebrandt sancionou a Lei Complementar 1.207/2018, que dispõe sobre as relações internacionais e federativas do município, designando suas atribuições, e criou o Comitê Municipal de Relações Internacionais. A Lei Complementar pode ainda designar representante honorário de Blumenau em outras cidades do país e internacionais. Pelo menos cinco representantes de países ou de relações diplomáticas devem vir a Blumenau nos próximos dias para apreciar a Oktoberfest e também evidenciar as potencialidades de suas cidades. 

Além de gerir as demandas culturais da cidade, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) passa agora a ter função de órgão formulador e coordenador das políticas públicas de ações conjuntas e de cooperação com a União, estados e municípios, além de entes e organizações internacionais e estrangeiras. “Estas ações já vinham acontecendo na prática desde 2013, no entanto havia a necessidade de regulamentar essas atribuições”, destaca o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. "O fomento das ações vai além das questões culturais. Temos conversado com setores da economia, desenvolvimento sustentável e em outras áreas para aproximar as pessoas".

Exemplo concreto do início deste trabalho pode ser exemplificado a partir das parcerias que o município vem fomentando com o Reino Unido, por intermédio do Consulado Honorário, sem contar com as ações nas áreas de comércio, indústria e serviços de países como Alemanha, Áustria e República Tcheca. "Os nossos representantes consulares em Blumenau demonstram interesse e apoio a esta ideia. Além disso, já conversamos com segmentos importantes como o Núcleo de Relações Internacionais da Associação Empresarial de Blumenau (Acib)".

Blumenau é cidade-irmã de Campinas (SP), Petrópolis(RJ), Osorno (Chile), San Carlos de Bariloche (Argentina), Weingarten (Alemanha) e Oxapampa (Peru). "Hoje temos a perspectiva de pelo menos mais três cidades na Europa em estabelecer laços de intercâmbio com o município. A cidade de Linz, na Áustria, Pilsen, na República Tcheca, e Alcobendas, na Espanha, devem assinar um protocolo de intenções para a formalização da parceria com Blumenau. Na prática queremos reaproximar estes laços já firmados e buscar novas oportunidades em todas as áreas, onde o município possa mostrar suas potencialidades para novas parcerias tanto com as cidades já irmanadas como para novas que deverão surgir”, conclui Rodrigo Ramos.

Assessor de Comunicação da prefeitura de Blumenau: Sérgio Antonello


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200