Compartilhe

Controladores participam de capacitação em auditoria interna

Publicado em 23/11/2018 às 15:01 - Atualizado em 23/11/2018 às 15:23

Workshop de auditoria interna realizado dia 21 de novembro de 2018, em Timbó. Baixar Imagem

Servidores públicos do Médio Vale participaram, no dia 21 de novembro, da terceira etapa do Workshop Regional de Auditoria Interna. Promovido pela AMMVI, a capacitação objetiva formar técnicos municipais a realizarem auditorias internas em órgãos do setor público.

As duas primeiras etapas do workshop aconteceram em Blumenau, nos meses de setembro e novembro. Na ocasião, foram feitas aulas sobre métodos e técnicas de auditoria, aspectos teóricos da auditoria interna, preparação para o trabalho em campo, pistas de auditoria e procedimentos de auditoria. Os participantes também tiveram momentos práticos para, em grupos, formatar todo o processo de auditoria.

Na quarta-feira (21), a atividade de campo do workshop aconteceu em uma escola municipal de Timbó, em que os controladores e auditores verificaram a gestão da merenda na unidade. No exercício prático, observaram questões como logística, satisfação dos alunos, estrutura física, nutrição, higiene e limpeza.

O controlador-geral do município de Blumenau, Rodrigo Jansen, ressaltou a importância do workshop para reforçar e ampliar as ações da Prefeitura de Blumenau no que tange ao controle interno. De acordo com ele, a intenção é realizar auditorias preventivas nos órgãos e entidades do município. "A nossa meta é iniciar esse trabalho em 2019. Vamos focar onde aparentemente tem mais pontos frágeis para exercer controle ou recomendar aprimoramento nos pontos de controle", afirmou.

Conforme a agente de controle interno da AMMVI, Sabrina Furlani, o resultado dessa auditoria será entregue para conhecimento da Secretaria Municipal de Educação de Timbó. “O conteúdo teórico e as atividades práticas foram fundamentais para que os controladores estejam preparados a elaborar e executar um plano de auditoria nos municípios”, frisou.

Ascom AMMVI com informações da Secom Blumenau.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200