Compartilhe

Educação fiscal e cidadania é tema de treinamento do Programa Observador Social Mirim

Publicado em 05/06/2019 às 14:17 - Atualizado em 05/06/2019 às 14:18

Educadores fiscais são treinamentos para aplicação, em sala de aula, do Programa Observador Social Mirim.
Créditos: Michele Prada Baixar Imagem

Capacitar educadores fiscais que vão atuar no Programa Observador Social Mirim - Educação Fiscal e Cidadania. Este foi o objetivo do treinamento realizado na manhã desta quarta-feira (5), na sede da AMMVI, aos profissionais de Apiúna, Ascurra, Gaspar e Rodeio. As atividades do programa serão voltadas aos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental das escolas públicas municipais e buscam estimular valores relacionados à importância social dos tributos como instrumento para a construção de uma sociedade mais justa. 

“Queremos despertar nas crianças responsabilidades individuais e coletivas na aplicação dos recursos públicos e estimular o controle social, sempre enfatizando a cidadania, a transparência e, principalmente, a prevenção à corrupção”, analisa a controladora interna da AMMVI, Sabrina Furlani. 

Ministrada pela professora e consultora de Educação Fiscal do Observatório Social de Brusque e Região (OSBr), Priscila dos Santos Petermann, o treinamento visa orientar ainda os educadores fiscais sobre a aplicação do conteúdo da cartilha do Programa e apresentar os jogos e as brincadeiras que serão feitas com os alunos para consolidar, de forma divertida, o conhecimento repassado em sala. 

“Passamos aos educadores toda a experiência que o Observatório adquiriu nestes quatro anos que vem aplicando o programa nas escolas. Neste tempo, já fizemos adaptações dos materiais, sempre visando melhorar e trabalhar com ludicidade”, explica Priscila. 

O Programa Observador Social Mirim - Educação Fiscal e Cidadania foi criado em 2016 pelo OSBr. Ele serve de apoio pedagógico e complemento educacional com o objetivo de promover a cidadania, enfatizar a transparência, despertar a responsabilidade social, prevenir e combater a corrupção e reforçar atitudes individuais corretas.

 O programa está sendo desenvolvido e aplicado por meio da parceria entre AMMVI, Observatórios Sociais, entidades empresariais, Secretarias de Educação e prefeituras dos municípios do Médio Vale. 

As atividades do Programa já estão sendo aplicadas em Brusque, Botuverá, Guabiruba, Indaial e Pomerode. Em junho mais municípios devem iniciar as atividades nas escolas municipais.

 Michele Prada, Ascom AMMVI.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200