Compartilhe
Gaspar

Professora de Gaspar está concorrendo ao prêmio de melhor professor da educação básica do Brasil

Publicado em 18/07/2019 às 14:53 - Atualizado em 18/07/2019 às 15:04

A professora de Gaspar Jussara Cristina Vandalen Schimitz, da Escola Estadual Frei Godofredo, está entre os 50 finalistas e concorrendo ao prêmio educador nota dez, que é o maior prêmio da educação básica do país. Jussara elaborou o projeto Costurando a Matemática, que desenvolveu com os alunos do quarto ano.

O projeto, que já foi planejado desde o início do ano, consistiu em ensinar a matemática relacionando com o dia-a-dia das crianças. Através de um questionário enviado para a casa dos alunos, Jussara pode traçar um perfil de cada um e conhecer um pouco mais da realidade dos estudantes. Assim, percebeu que a maioria das famílias possuía algum membro que exercia a profissão de costura. Dessa forma, os alunos começaram a apurar informações com as costureiras das famílias sobre os números das atividades, como a quantidade de peças produzidas, preços, horas trabalhadas,  o valor do rendimento do trabalho e também as despesas.

”Uma das primeiras ações do projeto foi ir até as facções. A gente visitou algumas dessas facções e coletamos dados numéricos que aproveitamos em sala para trabalhar uma matemática significativa”, explicou Jussara. Assim, a professora elaborou um planejamento baseado nos dados apurados e, através disso, ensinou os alunos conteúdos como estatística,  medidas, problemas das quatro operações, sistema monetário, porcentagens, frações, entre outros.

De acordo com a professora, as crianças reagiram com muita empolgação ao projeto e as famílias também. “Tanto pelas famílias como nas facções, fomos muito bem acolhidos. As crianças se sentiram importantes e as famílias também ”, destacou. O projeto, além de ser indicado para este prêmio, também participará da etapa nacional da Feira de Matemática em Minas Gerais no ano que vem.

O Prêmio

O prêmio educador nota 10 foi criado em 1998 pela fundação Victor Civita e é o maior e mais importante prêmio da educação básica no Brasil. Atualmente também atua em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Globo e Abril. Esse ano foram quase cinco mil inscrições de professores de todo o país. A professora Gasparense, conta que inscreveu seu projeto sem muitas expectativas mas após algumas semanas recebeu um email de uma das selecionadoras que havia se interessado no projeto. A partir disso iniciou-se um processo de coleta de materiais para comprovar o aprendizado, envolvimento dos alunos e a proposta do trabalho.  “Estou muito feliz, esse trabalho já me rendeu muitos resultados positivos. Agradeço todos que de alguma forma me ajudaram e dedico tudo isso ao meus alunos”, completou.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Gaspar.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200