Compartilhe

Congresso de Prefeitos: evento discutirá economia, política e eleições com lideranças municipalistas

Publicado em 16/09/2019 às 13:36 - Atualizado em 16/09/2019 às 13:36

O cenário de incertezas desenhado na economia e na política brasileira é terreno para o debate necessário de ideias, perspectivas e ações para o municipalismo, não só catarinense, mas brasileiro. Nesse contexto, o Congresso de Prefeitos, promovido pela Federação Catarinense e Municípios (Fecam), entre os dias 24 e 26 de setembro, na Arena Petry, em São José, propõe-se a discutir os desafios e as possibilidades diante dessa realidade. “O congresso de prefeitos tem a grande tarefa de aproximar os prefeitos e as lideranças municipalistas aos grandes temas do cenário nacional”, explica o diretor executivo da Fecam, Rui Braun.

As tendências e comportamentos para a eleição 2020 é o tema da palestra do dia 25 de setembro, que inicia as 10 horas, na Plenária principal do evento. O tema aborda o controle de Leis e Atos Normativos para a Administração Pública e ainda o controle legal, inquéritos civis e denúncias anônimas. “Será muito importante que o municipalismo comece a dialogar sobre a realidade e os cenários eleitorais para 2020”, comenta Braun.

No dia 24, a partir das 10h45, a análise econômica do Brasil tomará conta dos debates. Os desafios para continuar crescendo e os indicadores econômicos serão alguns dos temas.

Um dos grandes debates do evento será o painel mediado pelo Presidente Ponticelli sobre as grandes tarefas catarinenses na visão dos líderes das grandes instituições públicas estaduais. O painel ouvirá os grandes líderes das instituições públicas sobre os desafios catarinenses na política, economia e desenvolvimento.  Esse painel trará oportunidade para provocar os grandes temas para a sociedade catarinense e deverá fatalmente abordar   agronegócio, sustentabilidade, investimentos públicos e estratégias catarinenses para o desenvolvimento do Estado nos próximos anos.

Além da plenária focada nos gestores municipais, outros cinco eventos técnicos setoriais se integram a programação do Congresso de Prefeitos: Seminário Sul-Brasileiro de Educação; Seminário Brasileiro do Simples Nacional; Seminário de Gestão de Recursos, Infraestrutura e Financiamento; Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente e Seminário de Inovação e Tecnologia. Ao todo, serão 110 palestras com temas técnicos e políticos, ao longo dos três dias de evento. “O congresso de prefeitos é o nosso lugar, é a casa do municipalismo, que conversa sobre temas que nos importam, que determinam a vida dos municípios”, conclui o diretor.

Ascom Fecam.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200