Compartilhe

Congresso de Prefeitos: O municipalismo catarinense se prepara para unir todos seus atores em debates sobre o futuro dos municípios

Publicado em 17/09/2019 às 14:47 - Atualizado em 17/09/2019 às 14:47

Falta pouco para o Congresso de Prefeitos, o maior evento municipalista de Santa Catarina. O evento ocorre entre os dias 24 e 26 de setembro, na Arena Petry, em São José, na Grande Florianópolis, abriga em sua programação temas políticos e técnicos. “O espaço do Congresso é a casa do municipalismo catarinense que abriga a todos que o integram”, explica o diretor executivo da Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

São esperados cerca de 2.500 participantes entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, técnicos, servidores municipais, estaduais e federais, empresários e empreendedores, dirigentes de instituições privadas e instituições sociais.

Além da plenária focada nos gestores municipais, outros cinco eventos técnicos setoriais se integram a programação do Congresso de Prefeitos: Seminário Sul-Brasileiro de Educação; Seminário Brasileiro do Simples Nacional; Seminário de Gestão de Recursos, Infraestrutura e Financiamento; Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente e Seminário de Inovação e Tecnologia.

“O congresso é nosso lugar, que conversam sobre tema que nos importam, a vida dos municípios e por isso, nós, gestores, lideranças, técnicos, precisamos participar”, enfatiza o diretor.

As inscrições são gratuitas. A programação completa está em https://congresso.fecam.org.br/cronograma/

Seminários do Congresso

Seminário Sul-Brasileiro de Educação

O Seminário Sul-Brasileiro de Educação acontecerá nos dias 24 e 25 e tratará de temas como perspectivas em educação e inovação, políticas educacionais e plataformas digitais, políticas de valorização profissional com relatos de profissionais sobre a saúde e bem-estar do professor no cotidiano do magistério. 

Seminário Catarinense de Sustentabilidade e Meio Ambiente

Serão apresentadas aos participantes, na prática, experiências, desafios e soluções para os municípios nos dias 24 e 25 de setembro. Os temas apresentados tratarão de políticas públicas ambientais, nova lei de licenciamento ambiental, Lei da Compostagem (10.501/2019), bacias hidrográficas, fiscalização ambiental, além de normativas e controles de entidades e órgãos como Anamma, Ibama e integração com gestões ambientais estaduais e municipais. 

Seminário de Gestão de Recursos, Infraestrutura e Financiamento

Apresentar cases e ferramentas para que os municípios possam utilizar os recursos financeiros e equipamentos com eficiência, ampliando e atendendo melhor a população. O Seminário acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro. Haverá painel sobre gestão de recursos em infraestrutura pública municipal (concessões, serviços e financiamento) e documentos obrigatórios para execução de obras, análise de solo para obras públicas e processos de transferência de recursos.

Seminário de Inovação e Tecnologia

O Seminário de Inovação e Tecnologia acontecerá no dia 26 de setembro e pretende mostrar, na prática, novos conceitos, produtos e ideias para os gestores municipais aplicarem em pequenos, médios e grandes municípios. A proposta é auxiliar os prefeitos e equipes a atenderem mais a população com menos recursos financeiros. 

Seminário Brasileiro do Simples Nacional

Tratar de temas que envolvem o regime especial unificado de arrecadação de tributos e contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte é o foco do Seminário Brasileiro do Simples Nacional, nos dias 25 e 26 e setembro.

Ascom Fecam.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200