Compartilhe

AMMVI firma parceria com Furb e instituições francesas para projetos em gerenciamento de riscos

Publicado em 25/11/2019 às 09:42 - Atualizado em 25/11/2019 às 09:46


Créditos: Michele Prada Baixar Imagem

Na última sexta-feira (22), o presidente da AMMVI, Mario Hildebrandt, assinou acordo de parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e as instituições francesas Universidade Costa Azul e o Instituto Mediterrâneo de Risco para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável (Imredd) para ações voltadas à gestão de riscos e resiliência no Médio Vale do Itajaí.

Por meio da parceria será possível o desenvolvimento de estudo experimental destinado a melhorar a gestão de riscos naturais e a resiliência na região por meio de ferramentas digitais, cujos dados vão contribuir na tomada de decisão nos momentos de crise.

O diretor executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, explica que a parceria vai possibilitar ainda a identificação de todos os atores envolvidos no gerenciamento de riscos nos municípios e a validação de uma ferramenta metodológica capaz de detectar, monitorar e gerenciar eventos relacionados a riscos.

“Este é o início do fortalecimento de uma relação com instituições francesas para a troca de conhecimento e tecnologia que vai contribuir muito na formação de cidades resilientes e inteligentes. Os impactos serão sentidos positivamente pelos nossos municípios e o trabalho em conjunto é essencial para que tenhamos êxito”, disse o presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau.

A reitora da Furb, Marcia Sardá Espindola, agradeceu o envolvimento da Universidade neste processo e citou que a instituição vai disponibilizar professores-pesquisadores e estudantes dos laboratórios de Hidrologia, Sensoriamento Remoto e Geomática e do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) para participar do projeto.

Origem

A parceria surgiu depois de uma visita técnica do presidente Hildebrandt a Nice, na França, em novembro de 2018, quando conheceu o trabalho do Imredd em cidades e territórios inteligentes, especialmente em resiliência territorial e riscos. A partir disso, foi projetada uma parceria para desenvolver um ecossistema local para gerenciamento de riscos e resiliência no Médio Vale do Itajaí, para o qual foi assinado uma declaração de intenções em 23 de maio de 2019.

“Queremos que o Médio Vale seja referência em gestão de riscos na América Latina. Depois que tive a oportunidade de conhecer a região metropolitana de Nice e o trabalho desenvolvido lá nas áreas de planejamento e gerenciamento de cidades, começamos as tratativas para que nossa região seja contemplada com projetos nesta área. Como gestores e responsáveis por uma região que tem histórico de inundações e crises naturais, é nosso dever trabalhar e buscar maneiras de melhorar a vida da população”, destacou o presidente da AMMVI.

Michele Prada, Ascom AMMVI.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200